E-commerce como negócio real, sério e suado.

Empreender é uma palavra que está na moda, hoje mais que nunca!

Pessoalmente não gosto dessa ideia imaculada de que “Empreender” é a grande saída profissional, e se você não o fizer considere-se um fracassado. É estranho de de mal gosto pensar assim.

 

Contudo, quando iniciamos essa caminhada da O2 Consultoria, não dava nem pra imaginar o que seria lá na frente. Até porque nem o nome O2 Consultoria existia ainda, era mais pra trabalhos iniciantes de consultor, ainda sem ter a melhor técnica, sem ter estratégia muito bem definida pra esse negócio, mas sim, comecei a fazer consultoria, assim, fazendo, e isso lá em 2004, quando ainda estava como Coordenado Comercial do Submarino.com.br.

 

Na época surgiu uma oportunidade de desenvolver um site para um dos nossos fornecedores, na época a Editora Roca, conhecida editora de livros da área médica, que depois veio a ser adquirida pela também famosa Editora Guanabara Koogan, também da área médica, famosa por ter no Brasil os direitos de edição do livro Sobotta, o famoso Atlas de Anatomia Humana que era até então (acredito que ainda é) o desejo de todo estudante de medicina.

 

Pois bem, trabalho concluído, depois de muito sofrer pra entender como funciona toda a estrutura necessária, voltei então pra atividade padrão de gestão comercial, mas fiquei com uma impressão que “foi legal”, mas não foi o melhor trabalho que se poderia entregar.

 

Depois vieram outros projetos, ainda de forma consultoria independente, outros como executivo, até as coisas começaram a tomar corpo e estão hoje como estão, a empresa formada, organizada da melhor forma possível, na luta pra formação de time e replicação do conhecimento.

 

Não é brincadeira.


De lá pra cá foram muitos altos e baixo, foram muitos projetos, estamos com 97 projetos registrados, entre os que estão ativos e os que já foram entregues. Muito suor, algumas noites mal dormidas, mas estamos caminhando e eu acho que razoavelmente bem, e nem estou falando de caixa, mas sim de diversidade de projetos, de parcerias, de fomento ao mercado digital.

 

E nesse desafio trouxe para o Nordeste a base da empresa quando assumimos o desafio do projeto da Carajás Home Center em 2019, e junto um cenário de grande desafio e oportunidade. Reorganizamos a dinâmica de atendimento aos clientes do Sudeste e tudo acabou bem.

 

Os desafios de fomentar mercado digital no Nordeste do Brasil são peculiares, isso porque, apesar de ser o 2º maior mercado consumidor do e-commerce nacional, quando falamos de ofertas de bens e serviços pelo canal online ainda temos um hiato de proposições muito grande. Isso é uma baita oportunidade, sim, é, contudo aqui as coisas funcionam com sua própria lógica.

 

Especificidades na malha logística, mão de obra (pronta e em formação), tamanho do mercado, expectativas dos empresários e executivos com os resultados, dinâmica de trabalho e por ai vai.

 

Em pensar que quando a O2 Consultoria ainda estava sediada na capital de SP já tínhamos desenvolvido alguns projetos aqui na região Nordeste (somente não atendemos os estados do Norte ainda), mas estar aqui, viver aqui, operar a empresa aqui, é sem dúvida nenhuma uma realidade diferente do que conhecíamos olhando de lá do Sudeste. Tem sido desafiador e prazeroso “capinar esse mato alto”, e temos nos reinventado todos os dias.

 

Ainda sim, como dizia um amigo meu “a única coisa que não muda é o constante estado de mudança das coisas”, e por isso tratamos os projetos com maturidade, sem oba-oba, pois o mercado digital, ainda que seja ainda um mar aberto (cada dia menos), não é fácil de navegar. É preciso entender que o jogo é duro, é sério, que planejar é fundamental, mas que ajustes de rotas acontecerão e que ser rápido nos rearranjos é fundamental. Cá como lá, a seriedade que precisa se ter antes de embarcar no mercado digital é ponto sensível na possibilidade de algum sucesso no futuro.

https://o2consultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/10/E-preciso-entender-que-o-jogo-e-pra-valer-scaled.jpg

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *