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Você já ouviu falar em automação de CRM? Vem que a gente explica!

Hoje, um dos grandes objetivos da maior parte dos empreendimentos é focar suas ações na relação estabelecida com os clientes. Com as inovações nos métodos de atendimento e nas formas de produzir campanhas de marketing, podemos notar o quanto os empresários estão atentos ao valor dos dados fornecidos pelos consumidores.

O uso estratégico dessas informações permite que uma empresa reconheça as necessidades de seu público e antecipe seus desejos, fidelizando os clientes já captados e aumentando suas chances de alcançar mais pessoas.

É nesse contexto que ganha cada vez mais popularidade o conceito de CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Se você tem um empreendimento e se interessa por saber como investir corretamente na melhoria da sua gestão do relacionamento empresa-cliente, continue lendo este artigo. Nele, você poderá entender o que exatamente é o conceito de CRM e quais as vantagens oferecidas pela automação desse processo.

CRM (3)

O que é CRM?

Antes de falarmos sobre a automação do CRM, convém observarmos o que é esse conceito.

A sigla, em inglês, significa Customer Relationship Management (CRM). No Brasil, o conceito é conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O termo é usado para se referir ao processo de gerenciar e analisar as interações que uma determinada empresa tem com seus clientes.

É válido destacar que o CRM não se trata, simplesmente, de um programa ou de uma plataforma. O conceito vai muito além disso. Ele consiste em um conjunto de estratégias, tecnologias e práticas escolhidos e aplicados com o intuito de fazer o melhor uso possível das informações obtidas no contato com os clientes.

Uma boa Gestão de Relacionamento com o Cliente deve conseguir reconhecer e captar as informações geradas pelo contato que a empresa tem com seu público. Quais são os produtos ou serviços mais buscados, mais os aspectos que deixam os clientes mais satisfeitos, quais os pontos de melhoria identificados através de comentários ou reclamações dos consumidores, entre outras possíveis informações. Gerir bem esses dados depende de que se perceba o quanto eles são valiosos e como, se usados corretamente, podem servir para aumentar a satisfação dos clientes e a lucratividade do negócio.

De um modo ou de outro, a maioria dos negócios tem algum método para gerir essa relação com seus clientes. Porém, vale a pena se perguntar: será que a minha empresa está utilizando a forma mais prática e eficaz de gerenciar esse relacionamento?

No tópico a seguir, você poderá entender o que é a automação de CRM e como ela pode contribuir para o crescimento da sua marca.

Quais os benefícios da automação de CRM?

Tendo em mente essa definição de CRM, fica mais fácil visualizar as vantagens da automação desse processo. Você irá notar que o conceito é o mesmo, o que mudam são os meios utilizados para a gestão do relacionamento entre empresa e cliente.

Automatizado, o CRM continua tendo a função de gerir o relacionamento com o cliente, mas, para isso serão utilizados recursos mais ágeis e práticos, o que faz toda a diferença na obtenção de resultados positivos. Através da implantação de uma ferramenta de automação de marketing, o empreendimento pode otimizar seus métodos de gerenciar, captar e analisar os dados gerados pelas interações com o público.

Repare que todo o contato estabelecido entre empresa e cliente gera informações que, quando usadas estrategicamente, podem ser úteis para os negócios. Qualquer atendimento, esclarecimento de dúvidas, venda, obtenção de comentários (tanto elogios quanto reclamações), mudança no fluxo de vendas de um certo produto ou serviço, tudo isso oferece ao empreendedor dicas de como aprimorar seu negócio. Ao mesmo tempo, essas informações podem ser inutilizadas caso não se aplique o método mais eficaz para a captá-las e analisá-las. É aí que entra a automação de CRM: com essa melhoria, todo o processo de obter, analisar e utilizar esses dados torna-se mais padronizado, ágil, prático e eficiente.

São diversas as vantagens obtidas através do investimento na melhoria da gestão do relacionamento com os clientes. Apresentaremos, a seguir, as principais entre elas.

A automação de CRM gera benefícios como:

  • armazenamento prático e acessível dos dados dos clientes;
  • aumento da eficiência de campanhas de marketing;
  • agilidade para identificar pontos de melhoria nos processos da empresa;
  • melhoria no processo de fidelização de clientes;
  • melhoria no processo de captação de novos clientes.

Observando essas vantagens, fica mais fácil entender o funcionamento dessa solução. As ferramentas de automação do processo de CRM garantem que todos os contatos estabelecidos entre sua marca e o cliente tenham seus dados relevantes devidamente armazenados. Além disso, fica garantido que todas essas informações possam ser visualizadas de modo prático, otimizando a sua análise e, portanto, a criação de estratégias de marketing baseadas nelas. Daí em diante, todas as campanhas realizadas pela marca, sejam para fidelizar seu público ou para captar novos cliente, se tornam muito mais assertivas e eficientes, já que se baseiam em dados concretos extraídos da interação com o público.

Como sua empresa pode investir na automação de CRM

Se o seu desejo é optar pela automação de CRM para obter vantagens como as que apresentamos anteriormente, aqui vai uma dica útil para você!

Mais seguro e produtivo do que apostar em qualquer sistema padronizado de plataformas e softwares para esse tipo de gestão, recomendamos que você detecte quais seriam os recursos ideais para o tipo de trabalho desenvolvido na sua empresa. Lembre-se de que são consideradas ferramentas de automação de marketing eficientes aquelas que melhores correspondam às necessidades e características específicas do seu negócio.

Sendo assim, o mais importante é contar com acompanhamento especializado na área, para que todo o processo de CRM seja composto pelas ferramentas que melhor possam se adaptar ao tipo de negócio realizado pela sua marca.

Os serviços prestados por agências de marketing, em especial, pelas equipes com maior experiência e qualificação em marketing 360º e automação de CRM, representam o auxílio de que você precisa para construir um sistema eficiente, durável e realmente capaz de fornecer resultados positivos. Contratar uma consultoria especializada na área é a melhor maneira de investir no relacionamento da sua marca com os clientes e garantir que esse investimento promova seu crescimento no mercado.

Você já ouviu falar em automação de CRM? Vem que a gente explica!

Hoje, um dos grandes objetivos da maior parte dos empreendimentos é focar suas ações na relação estabelecida com os clientes. Com as inovações nos métodos de atendimento e nas formas de produzir campanhas de marketing, podemos notar o quanto os empresários estão atentos ao valor dos dados fornecidos pelos consumidores.

O uso estratégico dessas informações permite que uma empresa reconheça as necessidades de seu público e antecipe seus desejos, fidelizando os clientes já captados e aumentando suas chances de alcançar mais pessoas.

É nesse contexto que ganha cada vez mais popularidade o conceito de CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Se você tem um empreendimento e se interessa por saber como investir corretamente na melhoria da sua gestão do relacionamento empresa-cliente, continue lendo este artigo. Nele, você poderá entender o que exatamente é o conceito de CRM e quais as vantagens oferecidas pela automação desse processo.

O que é CRM?

Antes de falarmos sobre a automação do CRM, convém observarmos o que é esse conceito.

A sigla, em inglês, significa Customer Relationship Management (CRM). No Brasil, o conceito é conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O termo é usado para se referir ao processo de gerenciar e analisar as interações que uma determinada empresa tem com seus clientes.

É válido destacar que o CRM não se trata, simplesmente, de um programa ou de uma plataforma. O conceito vai muito além disso. Ele consiste em um conjunto de estratégias, tecnologias e práticas escolhidos e aplicados com o intuito de fazer o melhor uso possível das informações obtidas no contato com os clientes.

Uma boa Gestão de Relacionamento com o Cliente deve conseguir reconhecer e captar as informações geradas pelo contato que a empresa tem com seu público. Quais são os produtos ou serviços mais buscados, mais os aspectos que deixam os clientes mais satisfeitos, quais os pontos de melhoria identificados através de comentários ou reclamações dos consumidores, entre outras possíveis informações. Gerir bem esses dados depende de que se perceba o quanto eles são valiosos e como, se usados corretamente, podem servir para aumentar a satisfação dos clientes e a lucratividade do negócio.

De um modo ou de outro, a maioria dos negócios tem algum método para gerir essa relação com seus clientes. Porém, vale a pena se perguntar: será que a minha empresa está utilizando a forma mais prática e eficaz de gerenciar esse relacionamento?

No tópico a seguir, você poderá entender o que é a automação de CRM e como ela pode contribuir para o crescimento da sua marca.

Quais os benefícios da automação de CRM?

Tendo em mente essa definição de CRM, fica mais fácil visualizar as vantagens da automação desse processo. Você irá notar que o conceito é o mesmo, o que mudam são os meios utilizados para a gestão do relacionamento entre empresa e cliente.

Automatizado, o CRM continua tendo a função de gerir o relacionamento com o cliente, mas, para isso serão utilizados recursos mais ágeis e práticos, o que faz toda a diferença na obtenção de resultados positivos. Através da implantação de uma ferramenta de automação de marketing, o empreendimento pode otimizar seus métodos de gerenciar, captar e analisar os dados gerados pelas interações com o público.

Repare que todo o contato estabelecido entre empresa e cliente gera informações que, quando usadas estrategicamente, podem ser úteis para os negócios. Qualquer atendimento, esclarecimento de dúvidas, venda, obtenção de comentários (tanto elogios quanto reclamações), mudança no fluxo de vendas de um certo produto ou serviço, tudo isso oferece ao empreendedor dicas de como aprimorar seu negócio. Ao mesmo tempo, essas informações podem ser inutilizadas caso não se aplique o método mais eficaz para a captá-las e analisá-las. É aí que entra a automação de CRM: com essa melhoria, todo o processo de obter, analisar e utilizar esses dados torna-se mais padronizado, ágil, prático e eficiente.

São diversas as vantagens obtidas através do investimento na melhoria da gestão do relacionamento com os clientes. Apresentaremos, a seguir, as principais entre elas.

A automação de CRM gera benefícios como:

  • armazenamento prático e acessível dos dados dos clientes;
  • aumento da eficiência de campanhas de marketing;
  • agilidade para identificar pontos de melhoria nos processos da empresa;
  • melhoria no processo de fidelização de clientes;
  • melhoria no processo de captação de novos clientes.

Observando essas vantagens, fica mais fácil entender o funcionamento dessa solução. As ferramentas de automação do processo de CRM garantem que todos os contatos estabelecidos entre sua marca e o cliente tenham seus dados relevantes devidamente armazenados. Além disso, fica garantido que todas essas informações possam ser visualizadas de modo prático, otimizando a sua análise e, portanto, a criação de estratégias de marketing baseadas nelas. Daí em diante, todas as campanhas realizadas pela marca, sejam para fidelizar seu público ou para captar novos cliente, se tornam muito mais assertivas e eficientes, já que se baseiam em dados concretos extraídos da interação com o público.

Como sua empresa pode investir na automação de CRM

Se o seu desejo é optar pela automação de CRM para obter vantagens como as que apresentamos anteriormente, aqui vai uma dica útil para você!

Mais seguro e produtivo do que apostar em qualquer sistema padronizado de plataformas e softwares para esse tipo de gestão, recomendamos que você detecte quais seriam os recursos ideais para o tipo de trabalho desenvolvido na sua empresa. Lembre-se de que são consideradas ferramentas de automação de marketing eficientes aquelas que melhores correspondam às necessidades e características específicas do seu negócio.

Sendo assim, o mais importante é contar com acompanhamento especializado na área, para que todo o processo de CRM seja composto pelas ferramentas que melhor possam se adaptar ao tipo de negócio realizado pela sua marca.

Os serviços prestados por agências de marketing, em especial, pelas equipes com maior experiência e qualificação em marketing 360º e automação de CRM, representam o auxílio de que você precisa para construir um sistema eficiente, durável e realmente capaz de fornecer resultados positivos. Contratar uma consultoria especializada na área é a melhor maneira de investir no relacionamento da sua marca com os clientes e garantir que esse investimento promova seu crescimento no mercado.

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