Quando devo entrar nos marketplaces?

Se você possui uma loja virtual e está buscando formas de aumentar sua visibilidade, escalar suas vendas e alcançar um público maior com menos investimento em marketing, a resposta pode estar nos marketplaces. Mas afinal, quando é o momento certo para dar esse passo?

A entrada em marketplaces faz sentido para negócios que:

  • Já possuem um catálogo de produtos validado (ou seja, produtos que têm boa aceitação e já geram vendas);
  • Estão preparados para atender uma demanda maior, tanto em estoque quanto em logística e atendimento;
  • Buscam testar novos canais de aquisição sem grandes investimentos iniciais;
  • Querem aproveitar a audiência já consolidada de plataformas como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre outros.

Para quem faz sentido e qual o momento para entrar em marketplaces

  • Quando sua loja já tem estrutura na unidade digital e você deseja ampliar seu negócio;
  • Quando os custos de aquisição de clientes por tráfego pago estão altos e você precisa de um canal de vendas complementar com menor CAC;
  • Para quando se quer escalar vendas sem precisar investir em mídia adicional ou novos canais de marketing próprios;
  • Quando se está iniciando no digital e deseja validar a unidade de negócios digitais por ter acesso imediato a milhões de consumidores.

Entrar em marketplaces também pode ser vantajoso no início da operação, desde que você entenda as regras da plataforma, tenha clareza sobre sua margem de lucro e esteja preparado para lidar com a concorrência e comissões cobradas. Por ter acesso imediato a milhões de consumidores, os marketplaces se tornam bons canais para validar a unidade de negócio.

Como a entrada em marketplaces pode impulsionar o resultado de um e-commerce

Os marketplaces funcionam como grandes shoppings virtuais, com milhões de visitantes mensais. Para lojistas, essa audiência pronta para comprar é uma oportunidade de ouro. Integrar-se a essas plataformas pode gerar um aumento expressivo nas vendas, principalmente para quem tem produtos com preços competitivos e boa estrutura de operação.

Entre os principais benefícios:

  • Mais visibilidade para sua marca e produtos, com potencial de descoberta orgânica nas próprias plataformas;
  • Maior confiança do consumidor, já que a compra é feita dentro de um ambiente já conhecido e consolidado;
  • Apoio logístico e operacional, como fulfillment, meios de pagamento e atendimento ao cliente;
  • Escalabilidade, sem necessariamente depender de mídia paga para atrair novos clientes.

Além disso, marketplaces oferecem recursos tecnológicos e de marketing como ADS internos, destaque para produtos e relatórios de desempenho, que podem ser utilizados para alavancar as vendas de forma mais estratégica.

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